PESQUISA

INSAPECA
O INSTITUTO SALESIANO DE PESQUISA SOBRE A CRIANÇA E O ADOLESCENTE (INSAPECA)

APRESENTAÇÃO

Foi criado em 31 de janeiro de 2004, para servir como importante “braço”  da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre no que diz respeito à questão da criança e do adolescente, especialmente os jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde então, o INSAPECA vem atuando nos âmbitos da pesquisa e reflexão, imprimindo o olhar Salesiano de promoção e protagonismo em cada ação implementada.

BANCO DE DADOS

No ano de 2006, o INSAPECA implantou um Banco de Dados, contendo publicações diversas sobre temáticas referentes à criança e o adolescente. O Banco cataloga trabalhos de pesquisa, Teses e Dissertações e apresenta resumos destes, o que facilita o sucesso da busca.

Faça sua busca em nosso Banco de Dados
Avaliação da qualidade de vida em cuidadores e pacientes com osteogênese imperfeita. Comparação de diferentes métodos de avaliação nutricional não invasiva em crianças hospitalizadas. Transtornos de Ansiedade e linguagem em crianças e adolescentes: estudos de neuropsicologia e neuroimagem funcional. Trabalho infanto-juvenil: mecanismos jurídicos e políticas públicas para a erradicação à luz do princípio da fraternidade Mortalidade dos egressos da FASE-RS: 2002-2012. Avaliação do funcionamento labiríntico em orelhas com otite média crônica supurativa colesteatomatosa. Prevalência de critérios para avaliação genética em pacientes com câncer de mama atendidos no hospital universitário de Santa Maria. Adaptação transcultural e evidências de validação psicométricas do inventory of callous-unemotional traits (ICU)para avaliação de traços de insensibilidade e efetividade e afetividade restrita de adolescentes Efeito de intervenção educativa pró-aleitamento e alimentação complementar saudável junto a mães adolescentes e avós maternas sobre a qualidade da alimentação no primeiro ano de vida Conselhos tutelares, entre a tutela de condutas e a defesa de direitos humanos: um olhar implicado a partir de narrativas dos casos ‘menino Bernardo’ e ‘filho da rua’. Veja mais postagens da Insapeca

CADASTRO DE PESQUISADORES

Dispõe ainda de um cadastro de pesquisadores que refletem as questões da infância e adolescência no Brasil e no Mundo. Buscando constantes parcerias para Eventos e atualizações.

GRUPO DE ESTUDOS

Instituiu desde 2007 um Grupo de Estudos, elegendo a Temática de pesquisa sobre Criança e Adolescente em situação de moradia de rua. A pesquisa tem o já congregou a participação de acadêmicos bolsistas da Faculdade, via projeto de iniciação científica da Graduação e hoje conta com a seguinte equipe voluntária e efetiva de trabalho: Professora Cristiane Vieira Chagas, a estudante de Pedagogia Patrícia Machado, as Professoras Dras. Cristiane Cardoso de Oliveira, o Prof. Anderson Soares, o Advogado Ronaldo José Sindermann e o Prof. Cleber Luis Santos de Abreu.

REVISTA ATITUDE

REVISTA DE PESQUISA DA FACULDADE DOM BOSCO

Acesse o Catálogo

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb