NOTÍCIAS

VI Fórum da Criança e do Adolescente lota auditório

INSAPECA

  28 de agosto de 2018

O VI Fórum da Criança e do Adolescente, organizado pelo INSAPECA – Instituto Salesiano de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente, coordenado pela Profª Drª Cristiane de Oliveira Pereira, reuniu mais de 220 pessoas, atentas ao tema da Infância e Suas Demandas em Tempo Real, no auditório P. Marcos Sandrini da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

O evento contou com a participação da Profª Marli Deuner mencionando os desafios postos para atender da melhor maneira os 3 a 5% da população brasileira com superdotação/altas habilidades estimada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Profª Angela Kunzler Moreira com brilhantismo palestrou sobre o uso de álcool e outras drogas na infância e na adolescência. Apontou o VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada de Ensino nas 27 capitais brasileiras publicado em 2010, destacando que o total de estudantes com relato de uso no ano de qualquer droga (exceto álcool e tabaco) foi de 9,9% para a rede pública e 13,6% na rede particular. Além disso, as drogas mais citadas pelos estudantes são bebidas alcoólicas e tabaco, respectivamente 42,4% e 9,6% para uso no ano. O juiz Daniel Englert Barbosa expôs o percurso processual relacionado à Dimensão Jurídico-Social da Medicalização na Infância.

O Coral Dom participou no período da tarde, abrindo os trabalhos sobre os Desafios na Educação Escolar com o Prof. Diogo Fernandes Bemvenuti, que animou o publicou, através da interatividade e aplicação de dinâmicas. Profª Cecília Rheingantz Silveira fez um relato sobre sua linda experiência junto a Orquestra Villa Lobos. Profª Luciane Godolfim Swirsky socializou saberes construídos sobre o Ciclo de Alfabetização: Estratégias, Desafios e Políticas de Formação, evidenciando a importância da empatia, do amor e dedicação nos processos educacionais, especialmente no período de alfabetização através de recursos e estratégias adequadas a realidade e necessidade da criança.  O evento foi encerrado com a psicóloga Rosangela Dall’Agnol falando sobre Adoção Tardia: Quando a Criança é Idealizada.

Alexandre Leite que preside o CAD, Centro Acadêmico de Direito FDB, além da coleta de depoimentos para a elaboração de um vídeo memorial sobre o evento, sorteou uma obra de autoria do P. Marcos Sandrini. A sorteada foi Rose Vargas.

Recebemos com muito carinho e alegria profissionais e estudantes de Alegrete, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Imbé, Novo Hamburgo, Osório, Porto Alegre, Rosário do Sul, São Leopoldo, Tramandaí entre outras localidades. O evento foi um sucesso graças à participação de um público tão interessado e animado, além da dedicação da equipe da Comissão Organizadora do evento.

 

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail

Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb