NOTÍCIAS

Valorização à Vida – Painel Setembro Amarelo

INSAPECA

  4 de outubro de 2018

Em alusão ao mês de alerta e combate ao suicídio a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre realizou 1ª edição do Painel Setembro Amarelo – Promoção à Vida no dia 14 de setembro.

Organizado pelo INSAPECA – Instituto Salesiano de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente – em conjunto com a pastoral da Faculdade e do Colégio Salesiano Dom Bosco o painel recebeu cerca de 90 pessoas que assistiram ao médico psicanalista André Bendl, mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano e Pós-graduado em Suicidologia, e a psicóloga Márcia Cantergi Fridman, mestra em Psicologia Social e Institucional e especialista em Terapia de Casal e em Família e, Psicologia Clínica. Bendl que possui experiência na atenção básica em saúde, atua na cidade de Riozinho, falou sobre sua dissertação de mestrado com o tema da prevenção do suicídio. Fridman tem vasta experiência em saúde mental na infância e adolescência e é servidora no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Juventude – CAPSIJ/Cachoeirinha, fez o relato de experiência com ênfase na Saúde e Doença Mental na Infância e Adolescência. A coordenadora do INSPECA, Profª Drª Cristiane de Oliveira Pereira, foi a debatedora do painel.

Ademir Ricardo Cwendrych, Diretor Institucional das casas fez a abertura do evento que arrecadou mais de 30 kilos de alimentos não perecíveis, doados para as obras atendidas pela Paróquia São João Bosco.

O público presente foi composto pelo corpo docente e discente da Dom Bosco, além de funcionários administrativos e pais do Colégio Salesiano Dom Bosco, que realizaram inúmeras perguntas ao final das palestras, promovendo uma socialização instrumentadora e esclarecedora sobre o tema. A profª Drª Cristiane de Oliveira Pereira, coordenadora do INSAPECA foi a debatedora da noite.

As orientações visaram o cuidado com o outro, quando em situação de sofrimento psíquico, através do acolhimento, da escuta e do encaminhamento para a rede de saúde, quando necessário. Também foi enfatizada a história da criação do Setembro Amarelo e sua importância nos dias de hoje com o intuito de salvar vidas.

O encerramento foi realizado pelo Prof. Dr. Edson Avila, Diretor da Dom Bosco, avaliando o painel e comprometendo-se com a realização do 2º Painel no próximo ano. Valorização da vida é um tema que deve estar sempre presente em nossos corações e mentes.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb