Teve Fun Factory em ADM e EP.

1 de outubro de 2018

Dia 27 de setembro os alunos dos cursos de Administração e Engenharia de Produção participaram da atividade chamada Fábrica Fun Factory, ministrada pela profª Liana Goron em parceria com a profª Liége Lau Pires. A Fun Factory é uma adaptação do método do Centro de Produção mais Limpa da República Checa de 1996, realizada em 2000 pelo Instituto de Tecnologia e Administração da Basileia (FHBB), para os cursos de Avaliação de Produção mais Limpa.

A atividade é realizada em grupos onde cada grupo é uma empresa. O objetivo é simular condições reais de uma fábrica de produção, mostrar a origem dos resíduos gerados assim como avaliar as possibilidades de oportunidades de Produção mais Limpa (P+L). Para tanto, simula-se uma concorrência entre empresas estabelecendo uma demanda de produtos a serem produzidos e suas devidas especificações fornecendo as diferentes matérias primas.

Além das empresas, estabelece-se também o transportador do resíduo, o destino do resíduo, o fiscal do Órgão Ambiental dependendo sempre da quantidade de participantes.

Ao término da atividade verifica-se a qualidade e a quantidade (em peso) do que foi produzido, assim como a quantidade e a qualidade dos resíduos gerados e, na sequência avalia-se as oportunidades de Produção mais Limpa.