NOTÍCIAS

LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ofertada na Dom Bosco

Graduação

  7 de agosto de 2018

A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre ofertará em regime regular noturno, a partir deste semestre, a disciplina LIBRAS (4CR) optativa para todos os cursos.

A inscrição deverá ser feita na secretaria da Faculdade Dom Bosco até dia 13 de agosto, segunda-feira, das 8h às 12h, das 13h30min às 17h e das 18h às 21h30min.

Início das aulas: 15 de agosto, quarta-feira, 19h10min.

LIBRAS, ou Língua Brasileira dos Sinais, é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza como comunicação movimentos gestuais, expressões faciais/corporais que são percebidos pela visão, e assim como as línguas orais, possuem uma estrutura definida em níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático.

“Uma das crenças mais recorrentes quando se fala em língua de sinais é que ela é universal. Uma vez que essa universalidade está ancorada na ideia de que toda a língua de sinais é um ‘código’ simplificado apreendido e transmitido aos surdos de forma geral, é muito comum pensar que todos os surdos falam a mesma língua em qualquer parte do mundo. Ora, sabemos que nas comunidades de línguas orais, cada país, por exemplo, tem sua(s) própria(s) língua(s). Embora se possa traçar um histórico das origens e apontar possíveis parentescos e semelhanças no nível estrutural das línguas humanas (sejam elas orais ou de sinais), alguns fatores favorecem a diversificação e a mudança da língua dentro de uma comunidade linguística, como, por exemplo, a extensão e a descontinuidade territorial, além dos contatos com outras línguas.”

FONTE: GESSER, Audrei; LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e Preconceitos em torno da Língua de Sinais e da Realidade Surda. p. 11

 

 

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb