História do Direito com STORYTELLING por P. Marcos Sandrini

28 de agosto de 2018

Na manhã de terça-feira (28/08) a professora Débora Cristina Holenbach Grivot, da disciplina de História do Direito, desenvolveu uma atividade com a Metodologia Ativa chamada de STORYTELLING. Os alunos escutaram três histórias bíblicas, dos livros do Pentateuco, contadas magistralmente pelo fundador da FDB, P. Marcos Sandrini. Ele relacionou os acontecimentos narrados com o direito e as leis, a ética e a moral dos tempos passados com o tempo presente.

A contação de histórias, no contexto acadêmico, é uma técnica para captar a atenção dos alunos por meio do relato de um acontecimento fictício ou real, com o objetivo de ensinar. Quando o professor conta uma história, ele desperta emoções diferentes no aluno, o que facilita o registro dos acontecimentos na memória, ou seja, inicia-se o processo cognitivo para a ocorrência do processo de aprendizagem.

As histórias trazem enredo que envolve personagens de diferentes conflitos, permitindo aos alunos refletir sobre como agir ou tomar decisões nas situações apresentadas na história. Desta forma, as tramas devem oferecer aos alunos o embasamento teórico necessário para que eles possam visualizar a aplicação prática do conteúdo.

Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail

Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.