Formação de Facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz

INSAJUR

25 de setembro de 2018

Na semana de 10 a 14 de setembro o INSAPROA – Instituto Salesiano de Proteção ao Adolescente, através do INSAJUR – Instituto Salesiano de Justiça Restaurativa, realizou o Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz em parceria com o Núcleo da Paz – CEJUSC/POA, na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

O projeto, idealizado pelo P. Marcos Sandrini, coordenador do INSAPROA, consiste na formação em práticas que buscam a restauração de vínculos e também a oferta de perspectivas para jovens em conflito com a lei.

A obra Salesiana criada por Dom Bosco e a Justiça Restaurativa compartilham dos mesmos valores e princípios, estando pautados no resgate do que existe de bom em todos os seres humanos e no potencial que se pode despertar para ações construtivas em prol do bem comum.

O curso foi ministrado pela instrutora Anita Maurique com suporte da coordenação do INSAJUR, Lia Maria Suzin, e contou com a participação de alunos da Faculdade, professores do Colégio Salesiano Dom Bosco, profissionais da ACOMPAR e profissionais liberais da comunidade.

O cronograma de ações, iniciado no ano de 2017 com a realização de Círculos de Construção de Paz voltados ao meio acadêmico e a comunidade, seguiu com a formação de facilitadores. Nesta segunda etapa, a turma capacitada representa uma conquista e a continuidade do projeto através do voluntariado realizando o atendimento aos adolescentes.

O INSAJUR já está alinhando novas parcerias para dar seguimento aos seus objetivos e, em breve, a segunda turma estará em construção.

Para saber mais sobre o Instituto Salesiano de Justiça Restaurativa – INSAJUR, curta a página no facebook: https://www.facebook.com/INSAJUR/ lá tem dicas de livros, cursos, simpósios e palestras sobre relacionados ao tema.

3361-6700 Ramal 220

insajur.faculdade@dombosco.net