NOTÍCIAS

EDITAL FDB/ADMISSÃO 002/2018 – PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO 2018.2

Vestibular

  10 de maio de 2018

EDITAL FDB/ADMISSÃO 002/2018

PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO 2018.2

 

Baixe aqui em formato .PDF
Edital Vestibular 2018.2

 

O Diretor Executivo da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, RS, no uso de suas atribuições legais e obedecendo ao disposto na legislação pertinente, torna público o presente edital do Processo Seletivo de Admissão para preenchimento de vagas oferecidas para o período de 2018/2 nos seguintes cursos:

 

  1. Administração, bacharelado, 60 vagas noturnas.
  2. Ciências Contábeis, bacharelado, 60 vagas noturnas.
  3. Direito, bacharelado, 60 vagas diurnas e 60 noturnas.
  4. Engenharia Ambiental e Sanitária, bacharelado, 50 vagas noturnas.
  5. Sistemas de Informação, bacharelado, 50 vagas noturnas.
  6. Engenharia de Produção, bacharelado, 60 vagas noturnas.
  7. Logística, tecnólogo, 30 vagas noturnas.
  8. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tecnólogo, 45 vagas noturnas.

 

As inscrições podem ser realizadas até às 12h do dia 26/07/2018 no site faculdadedombosco.net ou supergraduacao.com.br

 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

 

O candidato poderá escolher 03 (três) opções dentre os cursos oferecidos pela Faculdade.

 

Para a inscrição será necessário o preenchimento de ficha de inscrição e o pagamento da respectiva taxa.

 

Os portadores de necessidades especiais e/ou que necessitem de recursos especiais para fazer a prova deverão contatar anteriormente com a Faculdade pelo telefone (51) 3361-6700 ramal 233 ou via e-mail para assessoria.faculdade@dombosco.net.

A prova será realizada na sede da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, na Rua Mal. José Inácio da Silva, 355, no dia 26 de julho de 2018, das 19h30min às 22h30min.

A matrícula dos classificados para o segundo semestre de 2018 ocorre junto à Secretaria da Faculdade, no horário das 14h às 17h e das 18h às 21h30min.

 

Havendo ainda disponibilidade de vagas, as mesmas serão preenchidas levando-se em conta o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos exercícios de 2013 a 2017, comprovado através de boletim individual expedido pelo Ministério da Educação, e feita uma nova classificação. Ainda na existência de vagas disponíveis após a realização do vestibular, a Faculdade Dom Bosco se reserva o direito de convocar novo processo de seleção em dia e data a serem estipulados pela diretoria com as mesmas normas deste edital.

Somente será aceita a matrícula do candidato que anexar ao formulário de matrícula os documentos enumerados no Manual do Candidato.

O Manual do Candidato 2018.2 integra o presente edital.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo de Admissão 2018.2.

 

Porto Alegre, 04 de maio de 2018.

Edson Sidney de Ávila Junior – Diretor Executivo

 

ANEXO I  

MANUAL DO CANDIDATO

Vestibular de Inverno 2018.2

 

SUMÁRIO

 

Características dos Cursos Oferecidos……………………………………………………………………. 02

Vagas e Inscrições……………………………………………………………………………………………………. 08

Informações sobre a Prova……………………………………………………………………………………….. 09

Classificação…………………………………………………………………………………………………………….. 11

Publicação dos Resultados………………………………………………………………………………………. 11

Matrículas…………………………………………………………………………………………………………………… 12

Conteúdo das Provas………………………………………………………………………………………………… 13

 

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS OFERECIDOS

 

  1. Administração

Turno: noite

Vagas: 60 (sessenta)

Duração: mínimo de 08 (nove) semestres e máximo de 12 (doze) semestres.

 

Objetivo

Preparar profissionais para a direção e administração de organizações públicas e privadas, como também para a atividade empreendedora, prestando serviços dentro de uma realidade global em constante mutação.

 

Missão e Perfil profissional

Formar bacharéis em Administração capazes de projetar empreendimentos e novas estruturas, atuando de maneira interdisciplinar, promovendo transformações nas organizações e elevando o potencial de inserção no mundo do trabalho.

 

Mercado de Trabalho

O bacharel em administração tem um vasto campo de trabalho, uma vez que sua formação generalista aplica-se a vários segmentos empresariais. As empresas e as instituições públicas e privadas buscam administradores com visão ampla do ambiente de negócios, com grande capacidade analítica e de implementação, que sejam empreendedores, criativos e capazes de trabalhar em equipe e em grupo.

 

  1. Ciências Contábeis

Turno: noite

Vagas: 60 (sessenta)

Duração: mínimo de 08 (oito) semestres e máximo de 12 (doze) semestres.

 

Objetivo

Formar profissionais capazes de registrar, controlar, mensurar, divulgar e analisar informações sobre o patrimônio, resultados e geração de caixa das organizações tanto na área contábil como em termos de controladoria, auditoria, perícia, finanças, tributária e de investimentos.

 

Missão e perfil profissional

Formar bacharéis em Ciências Contábeis com um perfil dinâmico que possibilite subsidiar ou atuar na gestão de qualquer tipo de entidade com elevado respeito à vida, à ética, aos direitos humanos, aos valores comunitários, à democracia, ao exercício da cidadania e à responsabilidade social.

 

Mercado de Trabalho

O bacharel em Ciências Contábeis tem um campo de atuação muito extenso e multiforme em empresar industriais, comerciais, financeiras e de serviços privadas nacionais, multinacionais, não governamentais e filantrópicas. Pode exercer o papel de contador, controller, auditor interno, auditor independente, perito contábil, analista de custos, de tributos, de balanços, de investimentos e de orçamento empresarial como funcionário, profissional liberal, consultor, assessor, professor e empresário contábil. Na área pública pode exercer o papel de contador (nas contadorias dos governos estaduais, prefeituras, estatais e empresar de economia mista), auditor (Tribunal de Contas de União, Tribunais de Contas Estaduais, Banco Central e Tesouro Nacional) e fiscal de tributos (na esfera federal, estadual e municipal).

 

  1. Sistemas de Informação

Turno: noite

Vagas: 50 (cinquenta)

Duração: mínimo de 08 (oito) semestres e máximo de 12 (doze) semestres.

 

Objetivo

Formar profissionais da área da Ciência da Computação com ampla formação em computação e forte caráter humanístico que, aliados a conhecimentos gerenciais, são capazes de utilizar a tecnologia como elemento facilitador da interação das pessoas entre si e destas com o mundo.

 

Missão e Perfil Profissional

Formar bacharéis em Sistemas de Informação aptos a utilizar os recursos humanos, de informática e automação visando a qualificação dos processos produtivos e gerenciais nas diferentes organizações, gerando, desta forma, um espaço produtivo de melhor qualidade aos elementos humanos que o compõe. Propõe-se, igualmente, formar cidadãos que aliam conhecimento tecnológico a caráter empreendedor, com fortes valores sociais e pessoais.

 

Mercado de Trabalho

O bacharel em Sistemas de Informação atua especificando as soluções aos problemas relativos à tecnologia da informação, bem como implementando-as em sua completitude em termos de hardware, software e peopleware. Gerencia equipes de desenvolvimento e implantação de sistemas, bem como atua junto aos profissionais de tomada de decisões nas organizações. No mercado de trabalho se apresenta na forma de gerente de desenvolvimento em equipes de análise e implementação de sistemas, auditor de informática, perito técnico em informática, gerente ou analista de suporte ao usuário, assessor de informática de caráter público, privado ou do terceiro setor, membro de equipes de desenvolvimento e implementação de software.

 

  1. Direito

Turno: manhã ou noite

Vagas: 120 (cento e vinte)

Duração: mínimo de 10 (dez) semestres e máximo de 15 (quinze) semestres.

 

Objetivo

Desenvolver a formação jurídica a nível superior, pelo estudo e aprofundamento do saber jurídico, para propiciar sólida formação geral e humanística, capacidade argumentativa, competência para analisar, articular e interpretar os fenômenos jurídicos com criticidade, qualificação à atuação profissional, permeada de responsabilidade ético-social.

 

Missão e Perfil profissional

O projeto pedagógico do Curso de Direito almeja o perfil do bacharel alicerçado em sólida formação geral e humanística, capaz de analisar e articular conceitos, princípios e argumentos, mediante postura crítico-reflexiva, que favoreça a interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais. Almeja, igualmente propiciar espírito de trabalho em equipe, inter-relacionado com profissionais de outras áreas do conhecimento, busque motivação contínua à aprendizagem autônoma e dinâmica, favorecendo, assim, uma qualificação, permeada de ética profissional, para o trabalho e para o exercício de cidadania.

 

  1. Engenharia Ambiental e Sanitária

Turno: noite

Vagas: 50 (cinquenta)

Duração: mínimo de 10 (dez) semestres e máximo de 15 (quinze) semestres.

 

Objetivo

Formar profissionais de nível superior que tenham competências para identificar, analisar e elaborar estudos, projetos e obras destinadas à preservação e ao restabelecimento do meio ambiente, colaborando assim com a qualidade de vida da população.

 

Missão e Perfil profissional

Formar bacharéis engenheiros, com habilitação específica na área ambiental e sanitária e com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados profissionalmente para absorver e desenvolver de forma crítica e criativa novas tecnologias, com competência para a identificação e para a resolução de problemas, sempre considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

Mercado de Trabalho

O curso de engenharia ambiental e sanitária tem sua origem matricial no curso de engenharia civil, centrando a sua especificidade na área ambiental e sanitária, para complementar a formação de profissionais com habilidades e competências para desempenhar atividades de planejamento, projeto, direção, supervisão, vistoria e avaliação, consultoria, fiscalização e execução de obras e serviços, orçamentos e operação nas áreas de:

  • Sistemas de abastecimento de água.
  • Sistemas de coleta e tratamento de efluentes líquidos.
  • Sistemas de drenagem urbana e rural.
  • Sistemas de tratamento de efluentes atmosféricos.
  • Avaliação dos impactos ambientais.
  • Planejamento e gestão das bacias hidrográficas.
  • Educação ambiental.
  • Obras hidráulicas.
  • Controle de vetores.
  • Estudos e ações referentes à melhoria da saúde pública.
  • Gerenciamento de resíduos sólidos.
  • Recuperação das áreas degradadas.
  • Pesquisa, análise, ensaios e divulgação técnica.

 

  1. Engenharia de Produção

Turno: noite

Vagas: 60 (sessenta)

Duração: mínimo de 10 (dez) semestres e máximo de 15 (quinze) Semestres.

 

Objetivo

O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo formar profissionais habilitados ao projeto, operação, gerenciamento e melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.

 

Missão e Perfil profissional

Formar bacharéis engenheiros, com habilitação específica na área ambiental e sanitária e com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados profissionalmente para absorver e desenvolver de forma crítica e criativa novas tecnologias, com competência para a identificação e para a resolução de problemas, sempre considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

Mercado de Trabalho

  • Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos.
  • Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro.
  • Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos.
  • Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos.
  • Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos.

 

Nos mais diferentes setores da economia:

  • Indústrias de automóveis, eletrodomésticos, de equipamentos, etc. Setores que fabricam algum tipo de produto.
  • Empresas de serviços tais como: empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral e cursos.
  • Instituições e empresas públicas tais como: Correios, Petrobrás, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, BNDEs.
  • Empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (operacional).
  • Bancos de investimento (na análise de investimentos).

 

  1. Curso Superior de Tecnologia em Logística

Turno: noite

Vagas: 30 (trinta)

Duração: mínimo de 4 (quatro) semestres e máximo 6 (seis) semestres

 

Objetivo

A formação do Tecnólogo em Logística tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • Desenvolver a capacidade de elaborar soluções para problemas gerais nas áreas de logística empresarial fundamentados nos ensinamentos teórico-práticos fornecidos.
  • Ter domínio dos modais logísticos, bem como dos processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais e, articulação dos seus sistemas de manutenção, suprimento, nutrição e atividades financeiras.
  • Elaborar pareceres e relatórios relativos á gestão, custos e controles logísticos.
  • Dominar análises da cadeia de suprimentos e estatísticas relacionadas.
  • Ter capacidade de articular, supervisionar e coordenar equipes e serviços na área.
  • Atuar em equipes multidisciplinares.
  • Ter os conhecimentos necessários para implantar e executar programas simulação logística.
  • Participar do gerenciamento de recebimento, armazenamento, movimentação, embalagem, descarga e alienação de materiais de qualquer natureza.

Missão e perfil profissional

Formar profissionais habilitados para desempenhar atividades diretamente relacionadas com a gestão das operações e processos logísticos. O profissional poderá atuar tanto em órgãos públicos como privados e terá competência para exercer atividades de supervisão e apoio nas áreas de recebimento, armazenamento, movimentação, embalagem, descarga e alienação de materiais, sistema logístico e sua viabilidade financeira, sistemas de manutenção, suprimento, nutrição, bem como o atendimento á clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos, realizando a articulação de processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais, através da avaliação e emissão de parecer técnico e, ensino, pesquisa, análise e divulgação técnica.

 

Mercado de Trabalho

O curso Superior de Tecnologia em Logística encontra um mercado de trabalho bastante amplo e em expansão, fundamentalmente em virtude da necessidade avaliar, implantar e implementar sistemas de transporte, através dos modais locais, nacionais e internacionais, objetivando economia, rapidez e segurança.

gestão e controle do processo logístico, através da gestão das redes de distribuição, acompanhamento dos processos de compra, mapeamento e gerenciamento dos fornecedores da supply chain, otimizando as formas de entrega e recebimento de mercadorias e rota a serem adotados.

 

Atuar em vários segmentos produtivos:

  • Empresas de encomendas.
  • Distribuidoras e centros de distribuição.
  • Portos, Aeroportos, Terminais de transporte.
  • Órgãos de planejamento e controle de transportes.
  • Indústrias e comércios em geral.
  • Serviço para agronegócio.
  • Serviços públicos municipais, estaduais e federais.
  • Empresas Transportadoras.
  • Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento.

 

  1. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Turno: noite

Vagas: 45 (quarenta e cinco)

Duração: mínimo de 04 (quatro) semestres e máximo de 6 (seis) semestres.

 

Objetivo

Formar profissionais Tecnólogos em Analise e Desenvolvimento de Sistemas com formação abrangente em programação e modelagem de sistemas de informática e caráter humanístico, que são capazes de utilizar a tecnologia para resolver problemas nas organizações.

 

Missão e Perfil Profissional

Formar tecnólogos em Analise e Desenvolvimento de Sistemas aptos a utilizar os recursos de informática e automação visando a qualificação dos processos produtivos nas diferentes organizações, gerando, desta forma, um espaço produtivo de melhor qualidade aos elementos humanos que o compõe. Propõe-se, igualmente, formar cidadãos que aliam conhecimento tecnológico a caráter empreendedor, com fortes valores sociais e pessoais.

 

Mercado de Trabalho

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua resolvendo os problemas relativos à tecnologia da informação, bem como implementando-as em sua completitude em termos de hardware e software No mercado de trabalho se apresenta na forma de programador, analista de sistemas, desenvolvedor de software.

 

VAGAS E INSCRIÇÕES

Para o vestibular são oferecidas as seguintes vagas:

 

CursoCódigoVagas
Administração – Noite2160
Ciências Contábeis – Noite2260
Sistemas de Informação – Noite2350
Engenharia Ambiental e Sanitária – Noite1450
Engenharia de Produção2560
Direito – Manhã1660
Direito – Noite1660
Logística30
Análise e Desenvolvimento de Sistemas45

 

Período de Inscrição

O período de inscrição será de 04 (quatro) de maio até às 12h do dia 21 (vinte e um) de junho de 2018.

 

As inscrições poderão ser feitas

 

No momento da inscrição o candidato pode escolher até três opções dentre os cursos oferecidos.

 

A taxa de inscrição deverá ser paga em qualquer agência do BANRISUL.

Só será considerado inscrito o candidato que efetuar o pagamento da taxa. O valor da inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

Serão divulgados nas mídias eletrônicas e impressas códigos promocionais que proporcionarão isenções da taxa de inscrição.

 

Documentos necessários

  • ficha de inscrição devidamente preenchida.
  • comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no BANRISUL.

 

Os portadores de necessidades especiais e/ou que necessitem de recursos especiais deverão contatar anteriormente com a Faculdade Dom Bosco, na própria sede, ou via e-mail assessoria.faculdade@dombosco.net ou pelo telefone (51) 3361-6700 ramal 233.

 

Somente será oferecido processo seletivo para os cursos em que o número mínimo de inscritos, com ensino médio concluído, é igual ou superior a 25 (vinte e cinco).

 

INFORMAÇÕES SOBRE A PROVA

Local

A prova será realizada no Campus Universitário da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, situada na Rua Marechal José Inácio da Silva, n. 355, Passo D’Areia, Porto Alegre, RS.

 

Data e Horário

O concurso Vestibular consta de uma prova que será realizada no dia 26 de julho de 2018 no período das 19h30min às 22h30min. A duração mínima da prova é de (01) uma hora.

O candidato deve comparecer ao local das provas com trinta minutos de antecedência, munido do comprovante de inscrição, carteira de identidade ou documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

Não há revisão de prova.

Durante a prova não são dados esclarecimentos de espécie alguma e nem será permitido o uso de telefones celulares, pagers ou similares. O candidato que utilizar aparelhos eletrônicos ou perturbar a ordem durante a prova será desclassificado.

 

QUESTÕES E VALOR DA PROVA

 

ProvaValor (pontos)
Redação100
TOTAL            100

 

Redação:

A prova de Redação do Processo Seletivo solicita aos candidatos a elaboração de um texto dissertativo, ou seja, aquele no qual se discutem fatos consensuais por meio de um texto argumentativo. O candidato deve abordar o tema proposto, posicionando-se de forma organizada, clara e coesa.

 

Temas para a Redação

Serão fornecidos cinco temas de redação através do site da Faculdade Dom Bosco de Porto Alçegre. Destes temas, um será escolhido como proposta de redação.

 

Instruções

O candidato redigirá seu texto:

  • usando lápis apenas no rascunho; na folha definitiva, utilize caneta azul ou preta.
  • evitando rasuras.
  • obedecendo as margens da folha.
  • dando um título ao seu texto.
  • redigindo, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 25.

 

Observações

Critérios para anulação do texto (nota zero):

  • texto totalmente narrativo.
  • texto a lápis.
  • tema abordado diferente da proposta.
  • texto de um único parágrafo.
  • texto ilegível.
  • número de linhas menor que o mínimo exigido (ultrapassar o número de linhas exigidas implica relativização dos pontos). 

 

CLASSIFICAÇÃO

O preenchimento das vagas de cada curso obedecerá aos critérios:

 

Seletivo

Concorrem à classificação os candidatos que lograrem, ao menos, nota igual ou superior a 4,0 do total de pontos das provas que integram o Concurso Vestibular.

 

Classificativo

São classificados na ordem vertical decrescente até o limite das vagas autorizadas para cada curso.

Na hipótese de empate na última colocação, no preenchimento da última vaga de qualquer um dos cursos, terá prioridade o candidato:

  • com idade maior.
  • Quem tiver realizado primeiro a sua inscrição.

Se algum dos cursos não completar o número de alunos classificados em 1ª. opção, para o preenchimento total de suas vagas, serão chamados candidatos que indicarem este curso em 2ª. opção.

 

É desclassificado o candidato que:

  • não comparecer à prova.
  • obtiver resultado nulo (zero) na redação.
  • desrespeitar as normas de realização da prova.
  • não apresentar documento oficial com foto.

 

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

As listas com a relação dos candidatos classificados no processo seletivo serão disponibilizadas através do site institucional www.faculdadedombosco.net da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre no dia 23 de junho de 2018 (sábado), a partir das 12h.

A classificação no processo é válida para o semestre letivo para o qual a prova é feita. É vedado, portanto, o trancamento de matrícula, permitido o seu cancelamento.

A divulgação da classificação não significa matrícula automática. Dentro do prazo estabelecido, o candidato deve requerer matrícula; caso contrário, perde inapelavelmente o direito à vaga em favor do seguinte classificado.

 

MATRÍCULAS

 

Havendo vagas remanescentes após a matrícula:

  • Serão preenchidas através dos resultados obtidos no ENEM realizado em 2016 e 2017.
  • As matrículas para ingresso via ENEM só poderão ser efetuadas na Secretaria da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre enquanto houver vagas remanescentes.
  • Os candidatos, no ato de inscrição, deverão anexar à Ficha de Inscrição, cópia autenticada do Boletim Individual de Resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, expedido pelo Ministério da Educação.

 

CONTEÚDO DA PROVA

Serão divulgados através do site da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – www.faculdadedombosco.net – 05 (cinco) temas de redação. Dentre eles, um tema será escolhido pela Comissão Organizadora para ser o tema oficial do Processo Seletivo 2018.2.

Notícias relacionadas

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb