Dom Bosco Participa do Seminário do Movimento de Justiça e Direitos Humanos

DIREITO

10 de abril de 2019

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), fundado em 25 de março de 1979, completou 40 anos e promoveu o seminário 40 Anos de Resistência – A História do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, para marcar as relevantes 4 décadas de resistência.

O Prof. Dr. Lúcio Antônio Machado Almeida e o prof. Me. Roque Soares Reckziegel, do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, levaram seus alunos para prestigiar o evento, que ocorreu no Memorial do Rio Grande do Sul nos dias 26 e 29 de março.

O momento homenageou seus militantes e a comunidade gaúcha que tem sustentado a sua atuação cotidiana de defesa das três gerações de Direitos Humanos – Individuais, Sociais e dos Povos (Coletivas).

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos é a mais antiga organização de defesa dos direitos humanos do Brasil. Pioneiro na luta pelos Direitos Humanos no Brasil foi propulsor da criação de diversas entidades. Um dos fundadores, o então Deputado Antenor Ferrari, tomou a iniciativa de criar a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a primeira da história dos parlamentos brasileiros. Também partiu de advogados militantes a ideia de implantação da Comissão Sobral Pinto de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul. Durante a Ditadura Militar, sua atuação em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, salvou aproximadamente 2.000 pessoas de países do Cone Sul, asilando-as em países europeus.