7 Novos Laboratórios

23 de julho de 2018

A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre está em fase final da estruturação de mais 7 (sete) laboratórios que vão se juntar ao Laboratório de Protótipos e reforçar a infraestrutura dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Logística, bem como Engenharia de Ambiental e Sanitária e Sistemas de Informação.

Os novos laboratórios estarão prontos para uso já no semestre letivo de 2018.2 e abrigarão os experimentos práticos de áreas de 5 eixos temáticos:

• Engenharia de Fábrica
  • Logística e Sistemas de Armazenamento
  • Automação e Robótica
  • Segurança do Trabalho
  • Ergonomia

LAB Engenharia de Fábrica: Vai propiciar a prática da organização do processo produtivo, através do arranjo das células de produção industrial e tem como propósito a vivência prática em diversas áreas de atuação da engenharia de produção, tais como: gestão de sistemas de produção, planejamento e controle da produção, simulação da produção, gestão de processos produtivos e planejamento de processos produtivos, bem como o campo de pesquisa operacional, programação matemática, processos estocásticos e análise de demandas por produtos. Ainda permite base de dados para gestão da informação de produção, sistemas de informações de gestão e de sistemas de apoio à decisão.

LAB Logística: Este laboratório tem como propósito a vivência prática nas áreas de logística e gestão da cadeia de suprimentos, equipamentos e facilidades, movimentação de materiais e projeto de fábrica e de instalações industriais. Os modais de transporte objetivam melhor compreender a atuação dos diferentes modos, bem como a diferença entre logística e transporte, possibilitando maior conhecimento prático para o aluno.

LAB Sistemas de Armazenamento: O propósito deste laboratório é a vivência prática em diversas áreas de atuação, dentre elas: equipamentos e facilidades, movimentação de materiais e projeto de fábrica e de instalações industriais. Os sistemas de armazenagem consistem gestão de estoque eficiente que ajudam e agilizam a execução dos processos, facilitam a rotina e aprimoram os resultados.

LAB Automação : Os experimentos de Automação e Robótica atendem diretamente as áreas de gestão da produção e gestão da automatização de equipamentos e processos, bem como, gestão da tecnologia e a gestão da inovação. Servem para o aluno experimentar tecnologias disponíveis, tais como Arduíno, através de sistemas de controle à distância por wi-fi e bluethoot. Os alunos se utilizarão destes experimentos para demonstrar a interação e a interface destes controles com os sistemas de automação, permitindo a construção de cenários e, a integração de vários comandos em uma única plataforma de controle. Os experimentos de Automação e Robótica tem funcionalidade para estruturar e atuar tanto em ambientes residenciais, como industriais, ampliando o campo de atuação.

LAB Robótica: O laboratório de Robótica tem foco na experimentação da robótica propriamente dita, através de um experimento simples e de fácil desenvolvimento, incentivando os alunos a elaborar projetos de grande capacidade e baixo custo de operacionalização, desejo de diversas fábricas.

LAB Segurança do Trabalho: Este laboratório tem como propósito a vivência prática em diversas áreas, dentre elas: Ergonomia e Segurança do trabalho, através da Organização do Trabalho, Psicologia do Trabalho, Biomecânica Ocupacional, Segurança do Trabalho, Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes, Ergonomia, Ergonomia do Produto e Ergonomia do Processo.

LAB Ergonomia: O laboratório de Ergonomia tem como propósito o conhecimento prático no desenvolvimento e aplicação de técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade. As áreas envolvidas são: Ergonomia, Ergonomia do Produto e Ergonomia do Processo.