Sala de Aula Invertida

21 de junho de 2018

Neste sábado, dia 16 de junho de 2018, os alunos do 8º semestre do curso de Direito realizaram uma atividade de Sala de Aula Invertida na disciplina de Psicologia Jurídica ministrada pela profª Liége Pires do R. Lau.

Eles realizaram uma tarefa em casa, que consistiu em assistir ao vídeo Documentos Psicológicos que trata desde o conceito, a resolução no CFP até a composição e características de cada relatório (Laudo, Declarações, Parecer).

A professora, na aula anterior, deu dicas de como assistir ao vídeo de forma eficaz e explicou que os alunos deveriam fazer anotações sobre o conteúdo estudado.

No dia, com o método de Sala de Aula Invertida, foi feito um aquecimento, esclarecimento das dúvidas e a parte prática com o uso dos recursos digitais, baseado em jogos com perguntas de múltipla escolha, onde os alunos responderam utilizando seus notebooks ou smartphones.

A inversão intensifica a interação professor-aluno, usa a linguagem dos estudantes de hoje (cada vez mais conectados com a internet) e mostra ao aluno que ele não precisa do professor para transmitir o tema e sim ajudá-lo na compreensão do conteúdo.

Resultou em engajamento e interação entre os alunos bem como um aprendizado divertido e animado.