Especialização em Juventudes – 3ª turma

Especialização em Juventudes – 3ª turma
pós graduação

Início: março de 2019

E-mail: faculdade@dombosco.net

Pós-graduação Lato Sensu de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

O Curso de Especialização em Juventudes é uma proposta interdisciplinar que pretende capacitar educadores e profissionais diversos que atuam ou pretendem atuar junto a adolescentes e jovens. É uma promoção da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, RS e contará com o apoio do Observatório Juventudes PUC/RS.

Introdução

Vivemos um momento privilegiado no Brasil. Pela primeira vez o número de jovens ultrapassa o de outras faixas etárias, inclusive de crianças e adolescentes. Além de um dado estatístico, é um desafio e uma grande oportunidade. Mais que isto, o ano de 2016 mostrou diversas juventudes assumindo um papel de protagonismo, com resistência e esperança em diferentes cenários sociais e políticos em nosso país.

Grandes mudanças acontecem no mundo.  Edgar Morin diz que precisamos viver a esperança no meio de muita desesperança. Para tanto ele aponta seis grandes princípios que apontam os rumos para enfrentar os desafios.  São eles:

  • princípio vital: a vida sempre tem capacidade de regeneração;
  • princípio do inconcebível: a liberdade humana não é determinada, por isso é capaz de conceber o inconcebível;
  • princípio do improvável: o que hoje não tem nenhuma condição de acontecer, amanhã acontece;
  • princípio da salvação: onde há perigo, há salvação;
  • princípio da toupeira: grandes transformações estão sendo gestadas nos subterrâneos do mundo e em determinado momento aflorarão à superfície;
  • princípio antropológico: a capacidade humana de amar é muitíssimo maior do que o que vivemos hoje.

A vivência destes princípios é vital para quem quer entender os fenômenos juvenis visando a emergência de práticas que contribuam para a atuação mais eficiente e eficaz junto aos jovens contemporâneos.


Objetivo Geral

Analisar e compreender as juventudes e os diferentes fenômenos a ela associados a partir de olhares multidisciplinares, buscando capacitar-se para realizar um trabalho junto à diferentes realidades na perspectiva do desenvolvimento de expressões juvenis de autonomia e protagonismo na contemporaneidade.

Objetivos Específicos

Compreender os jovens e as juventudes a partir de uma perspectiva sócio-histórico-cultural;

Analisar os contextos juvenis e suas relações com fenômenos e problemáticas contemporâneos, como a relação com as tecnologias digitais, afetividade, sexualidade e gênero, perspectivas de projeto de vida, educação e mundo do trabalho entre outros;

Fortalecer o trabalho de organizações, entidades e instituições educativas que atuam na área das juventudes, pela via da qualificação dos seus recursos humanos;

Conhecer e propor metodologias de pesquisa e intervenção juvenil na perspectiva da elaboração de projetos e na proposição e defesa de políticas públicas para a juventude;

Contribuir para a qualificação de práticas pedagógicas na atuação junto às juventudes em diversas instituições;

Fomentar a produção e a divulgação de conhecimentos sobre as juventudes contemporâneas.

Público-alvo

Profissionais com graduação de nível superior que atuam com as juventudes: agentes e gestores do setor público e privado, fundações, igrejas e empresas que desenvolvem projetos com os jovens, assistentes sociais, educadores, professores e agentes de pastoral.

Carga Horária

360 horas/aula.

Dias e Horários de aula

O curso será oferecido quinzenalmente,  nas sextas-feiras das 19h às 22h30min e aos sábados das 8h às 13h, conforme calendário.

Investimento

Matrícula e mais 18 parcelas mensais de R$ 368,00 vencíveis no dia 10 de cada mês.

Alunos egressos dos cursos de Bacharelado da Faculdade Dom Bosco terão desconto de 15%.

Grupos de três alunos pagantes no mesmo curso, bem como instituições conveniadas, terão desconto e condições de pagamento especiais.

Informações
Saiba tudo sobre o curso

PROGRAMA DO CURSO (DISCIPLINAS)

Os conteúdos do curso serão abordados a partir das seguintes dimensões:

Dimensão Histórica e Conceitual

A contemporaneidade e as mudança de época
História das Juventudes nas civilizações ocidentais
Conceito de juventudes e culturas juvenis
Abordagens sociais sobre as juventudes

Dimensão da Intersubjetividade

Processos de subjetivação e a construção de identidades
Construção de gênero e as relações entre sujeito e sociedade
A produção de um corpo juvenil: afetividade e sexualidade
Relações de alteridade juvenis: família, amizade e grupos;
Raça, etnia e processos de reconhecimento social

Dimensão Cultural

Culturas Juvenis e sua produção estética
Estilos, símbolos, marcas e expressões
Mídia e Comunicação na construção das juventudes
Jovens, redes sociais e tecnologias da informação

Dimensão Social

Os jovens e a escola: análises de um fenômeno complexo
Juventudes, projetos de vida e o mundo do trabalho
Juventudes: drogadição, violência e criminalidade.

Dimensão Religiosa

Juventudes e fenômeno religioso
Fé, resiliência e práticas de transcendência
Religião, Religiosidade, Espiritualidade e Fé

Dimensão Econômico-política

Juventudes e consumo: sujeitos na economia
Políticas Públicas de Juventude no Brasil: história e contextos
Estatuto da Criança e do Adolescente
Estatuto da Juventude
Participação Social e Política das Juventudes
Os Novos fenômenos de participação social

Dimensão Metodológica

Metodologia de Trabalho com Jovens

 

CORPO DOCENTE

A coordenação do curso é feita de forma colegiada pelos seguintes professores:

Márcio Freitas do Amaral, Dr. em Educação pela UFRGS

P. Marcos Sandrini, Dr. em Educação pela PUC/RS

Maurício Perondi, Dr. em Educação em Educação pela UFRGS

Renato Ferreira Machado, Dr em Teologia pela EST

Susana Rocca, Dra. em Teologia pela EST

Corpo Docente

Carmem Maria Craidy, Dra. em Educação pela UFRGS

Cármen Silveira de Oliveira, Dra. em Psicologia pela PUC/SP

Cristiane de Oliveira Pereira, Dra. em Serv. Social pela PUC/RS

Fabrício Pontin, Dr. em Filosofia na Southern Illinois University at Carbondale

Giovane Scherer, Dr. em Serviço Social pela PUC/RS

Hilário Dick, Dr. em Letras pela UFRJ

Leandro Rogério Pinheiro, Dr. em Educação pela Unisinos

Lucas Graeff, Dr. em Etnologia e Sociologia Comparada pela Université R. Descartes, Paris V, Sorbonne, França

Lucas Henrique da Luz, Dr. em Administração pela UNISINOS

Lúcio Antonio Machado Almeida, Dr. em Direito pela UFRGS

Marilene Maia, Dra. em Serviço Social pela PUC/RS

Miriam Pires Correa de Lacerda, Dra. em Educação pela UFRGS

Moisés Sbardelotto, Dr. em Ciências da Comunicação pela UNISINOS

Pedrinho Guareschi, Dr. em Psicologia Social pela University Wisconsin at Madison, EUA

Ronaldo Zacharias, Dr. em Teologia em Cambridge, EUA

 

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA

A organização do curso atende ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007. Ele está organizado em dimensões e não em disciplinas. Algumas dimensões poderão ser orientadas virtualmente nunca ultrapassando 20% de todas as dimensões do curso de acordo com a Portaria Ministerial 4.059 de 10 de dezembro de 2004.

Durante o curso, cada participante escolherá um(a) professor(a) do próprio curso para orientá-lo no aprofundamento de um tema que será convertido em artigo científico. As normas para realização deste artigo serão apresentadas na disciplina de Metodologia da Pesquisa.

Haverá visitas a espaços e a projetos com jovens na linha da interação entre teoria e prática.

 

INSCRIÇÃO, SELEÇÃO, MATRÍCULA E CONTATOS

Inscrições Abertas


Seleção

O processo de seleção dos candidatos será efetuada, após a inscrição no site da Faculdade e mediante análise da ficha de inscrição. Serão considerados os seguintes critérios de admissão:

  • ter formação em nível superior em instituição reconhecida pelo MEC;
  • ter concluído até a data da inscrição;
  • ter disponibilidade para frequentar, no mínimo 75% de cada disciplina;
  • uma carta de apresentação do candidato (1 página), apresentando suas motivações para a realização do curso.

Matrícula

A matrícula será efetuada em obediência irrestrita à ordem de classificação; os classificados, não comparecendo na data aprazada para a matrícula, serão substituídos pelos candidatos seguintes na ordem de classificação.

Documentos necessários

  • Diploma e Certificado de Conclusão de Curso Superior (cópia autenticada);
  • Carteira de identidade e CPF (cópia);
  • 2 fotos 3×4;
  • Comprovante de endereço (cópia);
  • Certidão de nascimento/casamento (cópia);
  • Curriculum Vitae resumido.

Esta documentação poderá ser entregue pessoalmente na secretaria da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre ou enviada em carta registrada para: Secretaria da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – Rua Mal. José Inácio da Silva, 355 (Rua do Postão do IAPI) – Passo d’Areia PORTO ALEGRE, RS

A confirmação da matrícula será feita mediante a entrega de toda a documentação exigida, bem como o pagamento da matrícula.

Contatos

Telefone: (51) 3361-6700

Ramal 216 – Prof. Luiz Dal Molin – dalmolin.faculdade@dombosco.net

Ramal 204 – Cristiane A. Zaczina – faculdade@dombosco.net

www.faculdadedombosco.edu.br

Docentes
Quem faz o curso

Marcos Sandrini

Coordenador(a)

Cristiane de Oliveira Pereira

Lucio Antônio Machado Almeida

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Formas de Ingresso

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